sexta-feira, 10 de julho de 2009

2.3 – Visão psicopedagógica dos audiovisuais: inovação técnica ou pedagógica?

Não podemos negar que os métodos tradicionais ficam aquém dos recursos audiovisuais. Porém, para que haja uma melhor aplicação dos mesmos como recursos pedagógicos, faz-se necessário, segundo Piaget – que este seja ideal e sua metodologia correta. Devem desafiar o aluno a fim de que ele opere sobre a informação, comparando, analisando, identificando, sintetizando os elementos da mensagem, considerando cada etapa do desenvolvimento do educando, instigando a provocação do professor ao aluno diante das imagens.

Esses recursos não devem ser utilizados por mero modismo, dando ênfase aos conteúdos e não as técnicas, assim é compreensível a contradição entre a dimensão dos audiovisuais como auxiliares da ação do professor no processo de transmissão de conhecimento e os ideais da pedagogia renovada que apregoa a ação do sujeito sobre o conhecimento no processo de aprendizagem. Uma vez, que os instrumentos mudam, mas o pano de fundo permanece o mesmo.

Nenhum comentário: